sábado, 2 de outubro de 2010

TRABALHANDO COM O NOME PRÓPIO


Sabendo da proposta de trabalharmos atividades com o Nome Próprio, é importante realizar um trabalho intencional que leve ao reconhecimento e reprodução do próprio nome. A escrita do nome fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de fonte de informação para reproduzir outras escritas. Percebe-se o interesse da Turma de PRÉ, no trabalho da Escrita do Nome Próprio, todas as atividades sugeridas aconteceram com muito interesse e empenho de todas as crianças. Mas para que possamos realizar um trabalho de qualidade, não podemos deixar de justificar a importância do trabalho pedagógico em sala. Lembrando sempre que o nome tem uma função social definida, como por exemplo, identificar pessoas, marcar seus pertences, seu escaninho. E pensando em uma proposta de um trabalho pedagógico de qualidade realizamos as seguintes atividades:- Confecção de filipetas com o nome de cada criança, filipetas estas que foram utilizadas na maioria das atividades.- Chamada com o nome de cada criança.- Escaninho contendo a tentativa de escrita do nome de cada criança.- Realizamos BINGO DAS LETRAS, utilizando tampinhas de garrafa pet;- Esconde – Esconde de crachás (anexo);- Identificação do nome com música, cada criança recebeu uma filipeta, que não era a sua,e tocava-se uma música, ao término da música as crianças tinham que encontrar seu nome (anexo)- Realizamos a leitura de nomes e socializamos estratégias: a professora vai mostrando letra por letra do nome para que as crianças identifiquem o nome escondido;- Que nome falta? Tirar um dos nomes da "chamadinha" para que as crianças identifiquem qual nome falta na lista;- Adivinha de nomes: a professora começa a escrever um nome e as crianças, consultando a chamadinha que está na sala, tentam adivinhar de quem é aquele nome e que letras são necessárias para completá-lo. (utilizamos papel sulfite e canetinha).

IDENTIFICAÇÃO DO NOME COM MÚSICA

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SUGESTÕES GERAIS:

· Separar os blocos por cor;
· Imitar 1 seqüência montada pela professora, utilizando 1 só atributo;
· Solicitar da criança, qual o “segredo da seqüência “ (cor, tamanho, etc.
· Ordenar as peças utilizando critério próprio, determinado pela criança.
Poderemos utilizar 2 atributos na realização das mesmas atividades. Além destas, iniciamos com atividades para identificação de conjuntos de elementos mediante os seus atributos comuns.

História do Pirata

"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três colunas. Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você diz:"Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro.Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão.

TRABALHANDO COM BLOCOS LÓGICOS E O COMPUTADOR



Com o passar dos anos a tecnologia esta cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, principalmente na vida das crianças, seja na área da educação, jogos da internet ou no uso doméstico. Atualmente, com o fácil contato e aquisição de tais tecnologias, crianças estão deixando para trás velhos hábitos. Pode-se afirmar que o comportamento da sociedade mudou devido às influências tecnológicas. A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes. Estes estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertirem ou servir de suporte para os estudos. Pensando em resgatar esses hábitos Os Blocos Lógicos são de grande utilidade para crianças, auxiliando-a na elaboração do raciocínio, passando gradativamente do concreto para ao abstrato. Com o auxílio dos “Blocos Lógicos”, a criança organiza o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho, além de realizar atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação. E pensando em aprimorar nossa trabalho contruimos uma seqüência didática que envolverá o Pensamento Lógico Matemático e o uso do computador. Para apresentar os blocos lógicos para nossas crianças utilizamos a história do PIRATA.





  • OBJETIVO:

    - Estabelecer relações de semelhança e diferença, construindo aos poucos noções de classificação e seriação.
    - Explorar comparar e relacionar os objetos e seus atributos, percebendo semelhanças e diferenças (cor, forma e matéria).
    - Classificar os objetos do seu cotidiano por critérios (tamanho, forma, cor, espessura).





  • MATERIAL UTILIZADO


-BLOCOS LÓGICOS
Constitui-se de 48 peças, que combinam quatro atributos em cada uma sendo:
· Tamanho (grande e pequeno)
· Cor (amarelo, azul e vermelho)
· Forma (círculo, quadrado, triângulo e retângulo)
· Espessura (grosso e fino)
· COMPUTADOR
· HISTÓRIA DO PIRATA

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Olá pessoal cheguei....



Boa tarde pessoas!!!!! Agora são exatamente 15:05, do dia 10 de junho de 2010. Sou o mais novo integrante do CMEI - O BLOGG!!!!!